Centro de Ciências Humanas e Naturais

Como submeter minha pesquisa à apreciação do CEP?

1º - O primeiro passo para submeter um projeto é realizar o cadastro do pesquisador na plataforma brasil no link http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf para você obter o login e senha do sistema. Você precisará dos seguintes documentos digitalizados em pdf: cópia do documento de identidade, lattes e uma foto.

  • Você deverá informar como instituição de vínculo o nome do seu Centro ou o nome do seu PPG. É importante colocar um desses dois e não a UFES como instituição de vínculo.

2º - Depois que tiver o login, você irá acessar a plataforma com e-mail e senha e, na aba pesquisador, clicar em nova submissão. Depois, você irá preencher as telas que irão aparecer, e, ao final, na tela 6, você deverá anexar os seguintes documentos em formato editável:

  • Folha de rosto preenchida e assinada (ela fica disponível para impressão no final do preenchimento dos dados). Preencha todos os campos, inclusiva o CNPJ da UFES e o CPF do responsável. Se a sua instituição de vínculo for o seu centro, pegue a assinatura do(a) diretor(a), mas caso tenha preenchido com o nome do PPG, o responsável será o coordenador;
  • Modelo de termo de consentimento livre esclarecido. Se houver participante menor de idade é preciso redigir um modelo de TCLE para os responsáveis e um modelo de TERMO DE ASSENTIMENTO para o menor.
  • Cronograma completo da pesquisa: informando a duração total e as diferentes etapas da pesquisa, em meses, “com compromisso explícito do pesquisador de que a pesquisa somente será iniciada a partir da aprovação pelo Sistema CEP-CONEP” (NORMA OPERACIONAL Nº 001/2013). Os prazos devem levar em conta que o CEP leva pelo menos 40 dias para analisar os documentos e emitir o parecer.
  • Projeto de pesquisa: Deve ter no máximo 20 páginas de parte escrita (anexos e referências não são contatos). O projeto deve conter, na metodologia, os riscos, benefícios e Resultados do estudo: garantia do pesquisador que os resultados do estudo serão divulgados para os participantes da pesquisa e instituições onde os dados foram obtidos.
  • Instrumentos que serão aplicados aos participantes: é preciso anexar os modelos de questionário, roteiro de entrevistas, testes, etc.
  • Carta de anuência da instituição: é um item obrigatório, pois apresenta a autorização da instituição onde a pesquisa irá ser realizada. Caso a instituição condicione a apresentação da carta à autorização da pesquisa pelo CEP, a negativa e/ou a justificativa para sua ausência deverá ser postada, com compromisso do envio posterior, via notificação.

Observação: Você pode consultar abaixo os tutoriais para preenchimento da plataforma e para elaboração do TCLE.

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