Ajuda de Custo
Quando solicitar?
Os pedidos de ajuda de custo deverão ser apresentados respeitando prazos das 3 (três) chamadas de 2025, de acordo com o período que ocorrerá do evento, conforme o cronograma a seguir:
Chamadas 2025 | Período para solicitação da ajuda de custo | Data de Divulgação do Resultado | Período do evento | Recurso financeiro total disponível para o CCHN |
---|---|---|---|---|
1ª | 26 de maio a 05 de junho | 11 de junho | 26 de junho a 31 de agosto | R$ 7.000,00 |
2ª | 12 de junho a 08 de agosto | 14 de agosto | 01 setembro a 31 de Outubro | R$ 7.000,00 |
3ª | 20 de agosto a 03 de outubro | 09 de outubro | 01 de novembro a 31 de dezembro | R$ 7.000,00 |
Observação:Objetivando contemplar os diferentes cursos do Centro, serão concedidas Ajudas de Custo para até 3 (três) solicitantes por curso e por ano, sendo 01 AC/CCHN por ano, por aluno. Caso não haja demanda ou ocorra ampliação do recurso, o mesmo poderá ser redistribuído priorizando aqueles que não receberam ajuda e a classificação.
Quem pode solicitar?
- A natureza e relevância das atividades como instrumento de formação acadêmica e capacitação discente, vinculadas prioritariamente ao Projeto Pedagógico do curso (PPC);
- A qualidade do trabalho a ser apresentado no evento;
- A relevância atribuída à participação do aluno na representação da Ufes.
- Não serão concedidos mais de 2 (dois) auxílios financeiros, por ano, a um mesmo aluno para participação em evento.
- Só serão aceitas solicitações de auxílio financeiro para participação em evento nacional, sem apresentação de trabalho, quando o solicitante for convidado oficialmente para nele atuar.
- Não será concedido auxílio financeiro a aluno que pretenda comparecer a quaisquer tipos de eventos na categoria de participante (ouvinte).
Como solicitar?
Os pedidos deverão ser individuais e formalizados pelo próprio aluno, não sendo concedido auxílio financeiro coletivo (no caso de co-autoria na elaboração do trabalho).
O aluno deve entregar na SIC os seguintes documentos:
- Planilha para Solicitação de Ajuda de Custo para Participação em Eventos - CCHN preenchida e assinada digitalmente pelo discente;
- Solicitação de ajuda de custo a alunos;
- Horário individual atualizado;
- Carta Convite/Documento comprobatório da aceitação do trabalho a ser apresentado, expedido pelos organizadores do evento, ou cópia do expediente pelo qual o solicitante tenha sido convidado a atuar como palestrante;
- Programação do evento;
- Cópia do trabalho a ser apresentado no evento podendo ser aceitos, em casos excepcionais e a critério do Diretor de Centro e da Reitoria, resumos da apresentação;
- Justificativa do Coordenador de Curso ou do Professor Responsável/Professor Orientador para apreciação do Diretor de Centro explicitando a relevância da atividade/evento no processo de formação e capacitação do aluno em relação ao curso ou disciplina a que esteja relacionado a atividade/evento;
- Folha de pagamento preenchida e assinada digitalmente pelo professor responsável (não pode ser manuscrita).
ATENÇÃO
1. Passagem de ônibus, quando não for possível usar o transporte/veículo da UFES, e, se for o caso, após constatação da necessidade, passagem aérea;
2. Taxa de inscrição no evento nacional;
3. Estadia/hospedagem;
4. Alimentação.
Prestação de contas
O aluno contemplado com o auxílio financeiro deverá, obrigatoriamente, prestar contas para aprovação do Diretor de Centro até 30 (trinta) dias após o evento, incluindo:
- Relatório de Viagem;
- Documento que comprove a sua efetiva participação no evento, com descrição do nível de participação;
- Anuência do professor responsável.