Centro de Ciências Humanas e Naturais

Intérpretes

Conheça um pouco mais os servidores responsáveis pela acessibilidade em Libras no Campus Goiabeiras:

Adriana Gomes Bandeira - adriana.bandeira [at] ufes.br
Mestra em Linguística, especialista em Educação Especial. É bacharela em Letras- Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui proficiência no uso e ensino da Libras e na tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS). Participa do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH/UFES).

Adson Sena Bazilio - adson.bazilio [at] ufes.br
Graduando em Geografia. Atua como Tradutor e Intérprete de Libras no Centro de Ciências Humanas e Naturais desde 2018, tendo passagem pelo Núcleo de Acessibilidade da UFES. Tem experiência como intérprete educacional, atuando na rede municipal de Vitória e pela Secretaria de Educação do Estado do ES. Possui proficiência no uso e ensino da Libras (PROLIBRAS).

Andrew Victor Thomé Bizzo - andrew.bizzo [at] ufes.br
Graduando em Letras-Libras – Bacharelado em Tradução e Interpretação, pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem proficiência na tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS) e integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/UFES).

Brigida Mariani Pimenta - brigida.pimenta [at] ufes.br
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Graduada em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), polo UFES. Experiência na área de Letras como Tradutora/Intérprete de Libras/Português e Português/Libras. Atua como intérprete de Libras na área da educação desde 2009, tanto em sala de aula regular como em curso de Libras na formação de professores estaduais, municipais, funcionários públicos e comunidade em geral. Possui o PROLIBRAS – Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa. Atua como Intérprete de Libras na UFES desde 2014.

Elizabeth Martins Dos Reis - elizabeth.reis [at] ufes.br
Bacharel em Letras-Libras e bacharel em Direito. Possui pós-graduação lato sensu em Libras. É proficiente na tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro e pesquisadora do grupo de estudos da Linguística Cognitiva (LingCognit/CNPq-UFES).

Helano Da Silva Santana Mendes - helano.mendes [at] ufes.br
Pós-graduado em Libras (lato sensu), Licenciado em Letras-Libras. Administrador Técnico. É proficiente em tradução e interpretação, e no uso e ensino da Libras (PROLIBRAS). Atua como Tradutor/Intérprete de Libras da Universidade Federal do Espírito Santo desde 2014. Consultor em Educação dos Grupos Educacionais Kroton e Ibra. Membro e Pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET/CNPq–UFU). Interessa-se por novas tecnologias e metodologias ativas que promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência, em especial aquelas voltadas para a educação bilíngue de surdos através do ensino de língua portuguesa como segunda língua; e por literatura visual/surda na perspectiva da semiótica das culturas.

Joaquim Cesar Cunha Dos Santos - joaquim.c.santos [at] ufes.br
Mestre em Educação na Linha de Pesquisa em Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Pós-Graduado lato sensu de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Licenciatura em Língua Portuguesa, Bacharel em Tradução e Interpretação das Línguas Portuguesa e Brasileira de Sinais. Membro e pesquisador no Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/CNPq-UFES). Atua como Tradutor e Intérprete de Libras no Centro de Ciências Humanas e Naturais e atuou como Professor Auxiliar da Disciplina de Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais em 2013 na Universidade Federal do Espírito Santo.

Joyce Karolina Ribeiro Baiense - joyce.baiense [at] ufes.br
Especialista em Educação Especial. Possui graduação em Administração Geral e Pedagogia. É proficiente no uso e no ensino de Libras, e na tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa (PROLIBRAS). Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Mario Vieira Cots - mario.cots [at] ufes.br
Possui licenciatura em Matemática e graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia FAESA. Tem proficiência no uso e ensino da Libras e na tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910