Ufes sedia a I Semana Pan-Africana a partir desta quarta, 1º

Entre os dias 1º e 4 de junho a Ufes vai sediar a I Semana Pan-Africana: África e Diáspora Africana, que é organizado pela Irmandade Azkari Bantu e terá como tema “Povos pretos em desafios coletivos para o progresso e o combate ao racismo”.

A abertura do evento será no dia 1º, às 9 horas, no auditório do IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras. A abertura contará com uma mesa de discussão que abordará a “Historiografia dos povos africanos”, e terá como moderador o estudante da Ufes, Ynnmileh N’Kosi Djonnu. Além do estudante, a mesa tem como convidados o professor da Ufes, Jair Silva; a representante da Afrocentricidade Internacional, Luanda Maat; e o estudante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Pedro Matos.

Com o objetivo de promover a discussão e a reflexão sobre as questões que envolvem os negros, o evento vai contar com minicursos, oficinas e mesas de discussão que abordarão a história dos povos africanos, a presença dos negros na Universidade e as contribuições das culturas negras, entre outros temas.

As atividades serão realizadas nas salas 4, 5 e 27 do IC-IV, no anexo do CCHN, no Museu Capixaba do Negro e na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes). Mais informações estão disponíveis no site: 1semanapanafricanaemvitoria.wordpress.com

O evento é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)

Publicado em 30 de Maio de 2016 - 16:52

Texto original: ufes.br