Informativo - Seis Meses de Gestão CCHN Diálogo e Ação

Já são seis meses de gestão Diálogo e Ação no CCHN! A Direção do CCHN gostaria de agradecer a comunidade pelo apoio durante estes difíceis 180 dias, informar as principais atividades desenvolvidas no período, e aproveitar o marco para ouvir críticas e sugestões sobre essa primeira etapa. Lembrando sempre do anseio da comunidade expresso no período de campanha, estamos fazendo da manutenção uma de nossas áreas prioritárias. Nosso chefe da Assessoria de Gestão, Luis Fernando Reisen, informa que continuamos acompanhando com afinco as obras e as manutenções do CCHN. Durante esses meses, promovemos reuniões com os chefes, técnicos e equipe da Superintendência de Infraestrutura para discussão e encaminhamento das obras de reformas e manutenção para atendimento das normas de Biossegurança; além de reuniões com reitor, vice-reitor e pró-reitores para viabilizar recursos específicos para as obras do Módulo III da pós e de expansão do prédio da Oceanografia.

Dentro da proposta da realização de Encontros Formativos, tivemos nosso segundo encontro no dia 21/08/2020, com a participação do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania (PROAECI), Gustavo Forde. O encontro, acerca do EARTE e da assistência aos alunos, foi bastante esclarecedor. Além de ter sido transmitida ao vivo online, a sessão ficou gravada e está à disposição de todos que queiram assistir no canal do CCHN no YouTube. Em breve, o terceiro encontro será anunciado.

Buscando aproximar os membros da comunidade do CCHN, estabeleceram-se reuniões de Câmara Local de Pós-Graduação, nos mesmos moldes das reuniões da Câmara Local de Graduação. Assim, os Coordenadores de Pós-Graduação passam também a ter um espaço garantido de encontro com os pares e com a Direção, para compartilhamento de problemas, soluções e ideias para fomentar nossa Pós- Graduação. A este esforço junta-se também a discussão ampliada com o Conselho Departamental sobre as prioridades de aplicação dos recursos financeiros do CCHN e a articulação dos chefes de departamento, coordenadores de colegiados e coordenadores de pós através dos grupos de Whatsapp.
Nestes tempos de EARTE, os desafios da comunidade têm sido muitos, mas a Direção vem tentando auxiliar sempre que possível. Alguns de nossos esforços neste sentido são a disponibilização de equipamentos para a realização do trabalho remoto, o acompanhamento e o apoio aos chefes e coordenadores de Cursos na implementação do EARTE, além da seleção de bolsistas PAePE, que terão comofunção auxiliar especificamente na realização do ensino remoto.

Destacamos ainda os esforços da Direção na organização administrativa do Centro: Além da recomposição e estabelecimento de regras para as Comissões de Progressão Docente, houve a aprovação da proposta, discutida em reuniões realizadas com todos os setores administrativos do CCHN e junto ao Conselho Departamental, de mudanças na estrutura administrativa do CCHN, com a intenção de facilitar a mobilidade de TAEs e melhor acomodar a relação entre chefias imediatas e funções. Ainda como parte de nosso esforço de fortalecer as secretarias, houve durante este período a Recomposição da Secretaria do Centro, e a formação de uma comissão para padronização dos procedimentos das SIP. Por fim, informamos que o Programa de Pós-Graduação em Psicologia integrou-se à SIP. Ainda na mesma reunião do Conselho Departamental, foi aprovada uma Comissão responsável pela revisão de nosso já bem antigo Regimento Interno. Já na última reunião da Câmara Local de Graduação, construíram-se, em diálogo com a PROGRAD e com os coordenadores de Curso do CCHN, as Diretrizes sobre Processos de Aproveitamento de Estudos no âmbito do CCHN.

Informamos ainda que a têm ocorrido a colação de grau de todos os alunos de forma presencial e individual, incluindo as colações que foram suspensas no primeiro semestre. Lembramos ainda que ocorreram a eleição de representantes docentes no CEPE; e os processos de professor titular dos professores Paulo Roberto Sodré, Luis Eustáquio Soares e Gisele Girardi.

Por fim, pedimos cinco minutos do tempo de cada um dos membros de nossa comunidade para que respondam a uma rápida pesquisa de opinião sobre a gestão Diálogo e Ação nesses seis meses. Entendemos que nossa função só pode se cumprir na constante escuta da comunidade, e este é um momento importante de avaliação do que foi feito e de construção de metas a realizar.

Acesse a pesquisa “Avaliação – 180 dias da gestão Diálogo e Ação” e contribua com o CCHN!!!

Reforçamos ainda nosso desejo de manter sempre um diálogo constante e aberto com todos os membros da comunidade do CCHN, que fundamente nossas ações em direção à realização dos anseios coletivos.

Edinete Maria Rosa - Diretora
Leni Ribeiro Leite – Vice-Diretora