Inauguração do Prédio Camilo Dias Júnior

O Departamento de Oceanografia e Ecologia inaugurou um novo prédio para abrigar os laboratórios de pesquisa. Durante a cerimônia de inauguração, que aconteceu nesta segunda-feira, 28 de junho de 2021, uma das filhas do professor Camilo proferiu um discurso emociante.

Confira a fala dela:

Eu, Sofia Albino Dias, em nome de minha família, minha mãe e irmã, de nossos outros familiares e nossos amigos, gostaria de agradecer do fundo do coração, esta homenagem prestada ao meu pai, Camilo Dias Jr, falecido em janeiro do corrente ano.

Gostaria de agradecer em especial aos seus colegas de Departamento pela proposta de batizar o novo prédio de pesquisa e ensino do Departamento de Oceanografia com o nome de meu pai. Todos reconhecem o trabalho prestado pelo Camilo ao grupo de Oceanografia e seu envolvimento para que este projeto tenha sido consolidado. Neste sentido agradeço também ao CCHN e à Reitoria pelo acolhimento da proposta.

Sempre fui muito próxima ao meu pai, e por inúmeras vezes presenciei sua dedicação e generosidade dispendidas ao Departamento, aos colegas, aos alunos, ao seu laboratório e à Universidade como um todo. A visão de meu pai era de um verdadeiro funcionário público que administrava sua formação, toda obtida em entidades públicas, os recursos adquiridos ao longo de seu trabalho, também com apoio de organizações públicas, em favor à comunidade.  Aprendi muito com ele e tenho o orgulho de concluir minha graduação, também este ano, na mesma Instituição que ele tanto amou. Desta forma, acredito ser merecedora esta homenagem que muito nos alegra.

Esta homenagem é ainda, para nós, suas filhas, Lívia e eu, para a minha mãe, Jacqueline, companheira de vida de meu pai, mais do que acolhedora, mais do que uma honra.

É na verdade um abraço grande, apertado, carinhoso e eterno, que está imortalizado na forma deste prédio. Assim, sempre que nos sentirmos desamparadas e com saudades, podemos vir aqui e estar próximas dele.

Meu muito obrigada!