Homenagem do CCHN à professora Jurema José de Oliveira

Hoje o dia amanheceu com névoa nos olhos, sofrendo a ausência física de uma mulher, negra, intelectual e guerreira. Uma perda irreparável para a UFES, para a academia, para os estudos africanos. Jurema José de Oliveira reuniu sua força vital aos seus, virou encantada e nos deixou um legado profundo na luta antirracista e por justiça social. Perdemos uma companheira, mas sua voz seguirá ecoando nos espaços da Universidade, no Núcleo de Estudos e Pesquisas Africanidades e Brasilidades, no Departamento de Línguas e Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras, no Centro de Ciências Humanas e Naturais e em outros espaços de discussão pelos quais lutou bravamente. Hoje é dia de tristeza, mas também de gratidão, pelas conversas e ensinamentos compartilhados.

Obrigada! Jurema, Presente!

Jurema faleceu no domingo, dia 02 de outubro de 2022.