I Sexta cultural do CCHN cria alternativa de programação cultural na universidade

Nesta semana de abertura do semestre, diversas atividades acontecerão para marcar o início do projeto “Sextas Culturais” do CCHN - Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. O projeto é uma proposta conjunta da Comissão Permanente de Cultura do CCHN, em parceria com a comunidade acadêmica, que inclui estudantes, professores e servidores. A primeira edição, que acontece nesta sexta, 22 de agosto, comemora a chegada de novos estudantes e busca atender a antigas demandas por cultura no campus.

Rodas de conversa, lançamento de livro, oficinas, apresentações musicais e outras atividades culturais serão realizadas, principalmente à tarde e à noite. O objetivo, de acordo com o prof. Donato Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Cultura do CCHN, é tanto atender à demanda dos estudantes por programação cultural quanto ampliar e diversificar a vida acadêmica, criando situações de convivência e de fruição estética. Entre a tarde e a noite de sexta, haverá lançamento de livro, rodas de conversa sobre cultura, apresentações de cultura popular, oficinas, shows musicais e muito mais, refletindo a diversidade cultural que hoje se encontra tanto na Ufes quanto fora dela.

A I Sexta Cultural do CCHN encerra a semana de recepção aos Calouros com uma extensa programação de atividades promovidas e/ou apoiadas pela Supecc - Superintendência de Cultura e Comunicação da UFES, que vem estimulando e fortalecendo a participação da comunidade acadêmica na vida cultural dos seus diversos campi. Para Rogério Borges, Secretário de Cultura da Universidade, esse é o caminho para que a Universidade retome seu papel de difusora cultural e de projeção para novos talentos: “A UFES é tradicionalmente uma fomentadora de cultura, e esperamos que uma parcela cada vez maior da comunidade acadêmica descubra seu potencial, tanto como fruidora, como público, quanto como produtora e divulgadora de cultura”.

Destaques na programação da I Sexta Cultural do CCHN

A programação do evento é formada por artistas e agentes culturais convidados, tanto do CCHN quanto de outros centros e comunidades externas. Desse modo, argumentam os organizadores, torna-se possível diversificar as ações culturais e, ao mesmo tempo, valorizar talentos e competências locais na área de Cultura. Confira aqui um resumo da programação já confirmada:

●     Lançamento do livro Ponto Morto (2.ed.), de Saulo Ribeiro

●     Oficina e Mostra de Artesanato

●     Oficina de Forró Pé de Serra (com Pelé e Sandra)

●     Oficina de Xadrez, com Rodrigo Louzada (Federação Espírito-Santense de Xadrez)

●     Roda de Conversa Literária

●     Roda de Conversa sobre Arte Urbana

●     Shows musicais

○     Banda Zarba (curso de Filosofia)

○     Bateria da Escola de samba José de Anchieta

○     Cortejo de Bumba Meu Boi

Sobre o Projeto Sextas Culturais no CCHN

As Sextas Culturais do CCHN acontecerão uma vez por mês, permitindo que artistas e outros agentes culturas locais e externos apresentem seu trabalho e tenham contato com o público universitários e das comunidades do entorno da UFES. O trabalho de produção é realizado de forma colaborativa, unindo estudantes, funcionários e professores do CCHN, embora colaboradores de outros lugares sejam muito bem-vindos.

Para apresentar uma atividade nas Sextas Culturais do CCHN, os interessados devem preencher um formulário de inscrição disponível online. As atividades podem ser profissionais ou amadoras, e serão confirmadas até uma semana antes da realização de cada edição do projeto.

Para o Diretor do CCHN, prof. Renato Rodrigues Neto, iniciativas como a da Sexta Cultural devem ser estimuladas, pois são uma forma de ampliar o vínculo das pessoas com o espaço físico e também de promover a socialização entre grupos e indivíduos: “A Sexta Cultural do CCHN é uma aposta que fazemos na capacidade de proposição e de envolvimento da comunidade universitária na construção de relacionamentos sociais e pessoais baseados na experiência com as artes e a cultura de maneira geral. Essa é primeira de um conjunto maior de ações culturais, que não se restringirá aos eventos festivos. Estamos trabalhando na elaboração de um programa de extensão para ampliar as possibilidades de formação cultural no CCHN”.

O quê: I Sexta Cultural do CCHN.

Quando: Sexta, 22 de agosto de 2014.

Onde: CCHN - Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES.

Atrações: Lançamentos de livros, oficinas, mostras, shows musicais.

Valor: Entrada gratuita.

Realização: Comissão Permanente de Cultura do CCHN, Centros Acadêmicos do CCHN, Núcleo de Produção Cultural do CCHN

Apoio: Secretaria de Cultura da UFES.

Link:  http://bit.ly/sextacult