Exposição “Cientistas Brasileiras” - 90 anos de Niède Guidon

No último dia 08 de março de 2023, houve a abertura da exposição Cientistas brasileiras - 90 anos de Niède Guidon, na Biblioteca Central da Ufes (campus de Goiabeiras). A exposição é coordenada pela professora Viviana Borges Côrtes do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO- CCHN-Ufes) e é uma iniciativa do Laboratório de Ensino de Biologia (DCBIO- CCHN-Ufes), compondo as atividades dos projetos de extensão “Mostra de Biologia e Experimentoteca da UFES”.

Na sessão de abertura a professora Edinete Maria Rosa, diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Ufes, esteve presente e pode apreciar esse belo trabalho que contou com a participação dos(as) alunos(as) do Laboratório de Ensino de Biologia do Departamento de Ciências Biológicas e de artistas, estudantes de graduação se diversos cursos da UFES e alguns estudantes de ensino médio da rede pública.

Destacamos que a exposição dá visibilidade à história das mulheres cientistas brasileiras que foram pioneiras em suas áreas contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento científico e, assim, pode incentivar que outras mulheres e meninas conquistem seus espaços e superem seus desafios em uma sociedade ainda permeada pela desigualdade de gênero.

Além disso, a exposição celebra os 90 anos da importante cientista Niède Guidon, divulgando sua história de luta para que possa inspirar e engajar outras meninas a seguir, como ela, belas trajetórias na ciência.

Os artistas são estudantes de graduação de diversos cursos da UFES e alguns estudantes de ensino médio da rede pública.