Escritores já podem se inscrever no III Prêmio Ufes de Literatura

Incentivar e divulgar a produção de obras literárias são as propostas do III Prêmio Ufes de Literatura que foi lançado na noite desta terça-feira (30), no Teatro Universitário, na cerimônia de aniversário de 20 anos da Editora da Ufes (Edufes).

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de julho. Os interessados poderão concorrer em duas modalidades: Autor e Antologia, sendo que cada modalidade é divida por categorias. Cada autor só poderá concorrer com a inscrição de uma obra, que deverá ser inédita e de autoria exclusiva daquele que se inscrever como autor concorrente.

As obras e a ficha de inscrição (anexada no edital abaixo) deverão ser enviadas para o e-mailpremioufesdeliteratura [at] ufes.br ().  Os ganhadores na categoria Autor terão suas obras publicadas sem nenhum custo, e cada um receberá 100 exemplares do seu livro. Já na modalidade Antologia, a premiação consiste também na publicação de suas obras e no recebimento de 10 exemplares, cada um, da coletânea da qual participa. O resultado final será divulgado no dia 27 de novembro.

Jabuti e ABEU

Também estão abertas as inscrições para o 57º Prêmio Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil e premia não apenas o trabalho do escritor, mas de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.

O Jabuti 2015 contempla 27 categorias e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho. Mais informações estão disponíveis no site premiojabuti.com.br .

Outra oportunidade para os escritores é o Prêmio ABEU 2015, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU). O prêmio contempla livros editados por editoras em instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil e as inscrições vão até o dia 14 de agosto.

Mais detalhes sobre o prêmio e o regulamento completo estão disponíveis no endereço eletrônicohttp://www.abeu.org.br/institucional/premio-abeu/1-1-6/conteudo.aspx .

Texto: Nayara Santana (bolsista de projeto de Comunicação)

iii_premio_ufes_de_literatura.pdf

fonte: www.ufes.br