Doutorado em Psicologia Institucional é aprovado pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o curso de doutorado em Psicologia Institucional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Ufes. A previsão é de que o edital de seleção seja lançado no primeiro semestre do ano que vem, para ingresso da primeira turma no segundo semestre de 2021. Serão ofertadas dez vagas, com expectativa de ampliação.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., a aprovação do doutorado em Psicologia Institucional reforça o trabalho desenvolvido na instituição. “A Ufes será sempre reconhecida pela qualidade dos cursos oferecidos e pelas relevantes pesquisas que são desenvolvidas na pós-graduação, como também na graduação. A aprovação desse novo curso de doutorado, que teve apreciação máxima nos critérios de avaliação da Capes para os programas de pós-graduação, é o reconhecimento do profissionalismo dos nossos professores e pesquisadores”, enfatiza.

Ainda de acordo com o pró-reitor, o curso proporcionará a formação de novos profissionais qualificados e pesquisadores de alto nível, que exercerão suas atividades em prol da sociedade. Possibilitará, também, um aumento na produção científica da instituição e reafirmará a liderança da Ufes no ensino de pós-graduação no estado.

Ele lembra que o bom desempenho do mestrado em Psicologia Institucional e do seu corpo docente foram essenciais para a aprovação do doutorado. É o primeiro curso de doutorado em Psicologia Institucional do Espírito Santo.

“Trata-se de mais uma conquista para a nossa instituição. Nos últimos dez anos, a Ufes aumentou em 400% o número de cursos de doutorado. Hoje, são oferecidos 30 cursos de doutorado e 64 de mestrado. Além disso, as universidades públicas são responsáveis por mais de 90% das pesquisas desenvolvidas no país. E a Ufes está contribuindo de forma expressiva nesse processo”, complementa o pró-reitor.

Desafio

Para a diretora do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Edinete Maria Rosa, a aprovação do doutorado é a concretização de um trabalho coletivo entre professores e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), que não mediram esforços para a criação e a aprovação do curso.

“Recebo a notícia da aprovação com alegria, mas também receio, principalmente nesse momento de ataques que as universidades públicas vêm sofrendo. Será um grande desafio. Estamos vivendo um período de cortes orçamentários, com diminuição de bolsas de estudo e de pesquisa e redução de servidores. Mas, estamos otimistas, vamos continuar oferecendo um serviço de qualidade para a nossa sociedade”, ressalta Edinete Rosa.

Já para a coordenadora do PPGPSI, Ana Paula Louzada, a aprovação do doutorado possibilitará a ampliação de um número maior de doutores para atuarem nas áreas que constituem as políticas públicas, principalmente na saúde, na educação e na assistência social, além da formação de docentes. A professora explica que a importância no aumento de profissionais especializados em Psicologia é fundamental para a sociedade capixaba, uma vez que, no Espírito Santo, somente a Ufes oferece cursos de mestrado e doutorado nessa área.

Ela informa que o curso, aprovado na última terça-feira, 10, terá duas linhas de pesquisa. A primeira, Subjetividade, Saúde e Clínica, estuda a ressonância das transformações socioculturais nos modos de vida, dos processos de subjetivação e das interfaces subjetividade-arte-linguagem com os processos clínico-institucionais. Aborda também a dimensão institucional relacionada aos dispositivos de intervenção social no campo clínico e dos processos de produção de saúde.

A segunda, Políticas Públicas, Processos Formativos e Trabalho, abrange os processos de subjetivação no que concerne à sua relação com a dimensão formativa-pública das políticas sociais e organização dos processos de trabalho. Aborda os processos formativos e grupais-institucionais em interface com a educação, a saúde, o trabalho, a assistência social, bem como com as políticas públicas em gênero e sexualidade.

O Programa

O PPGPSI tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais voltados para as práticas investigativas críticas e para a produção de conhecimento socialmente comprometido, empenhados com os processos de implantação, revisão e fortalecimento das políticas públicas.

Visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais comprometidos com o enriquecimento e a ampliação de possibilidades de superação das dificuldades impostas nas diferentes esferas sociais, o programa tem desenvolvido projetos de pesquisa com temáticas de investigação orientadas para a análise dos processos de produção de subjetividade no contemporâneo, com ênfase em processos clínico-políticos e na discussão das interfaces da Psicologia Institucional com as políticas públicas de saúde, trabalho, educação, segurança e assistência social.

Texto: Jorge Medina

Texto original: www.ufes.br