Seminário aborda papel do historiador e seus públicos a partir desta segunda, 23

Entre os dias 23 e 25 de maio a Ufes sedia o IX Seminário Brasileiro de História da Historiografi a (SBHH), com o tema “O historiador brasileiro e seus públicos hoje”. O evento reúne pesquisadores, docentes e estudantes da área de Historiografia.

Além de discutir o público atual da História, o SBHH tem o objetivo de promover o debate acerca da importância da Historiografi a e fortalecer este campo de estudo. “Não é possível entender sua especialidade sem conhecer a história dela. É necessário conhecer o passado da História para entendê-la bem”, destaca o professor Júlio César Bentivoglio, que integra a comissão organizadora do evento.

A conferência de abertura será realizada às 20 horas, no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), e será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Temístocles Cezar, que falará sobre “Porque ler a história do século XIX hoje?”.

A programação contará também com lançamento de livros, minicurso, simpósios temáticos e mesas de debate. As atividades serão realizadas em salas do CCJE e do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), a partir das 8 horas.

O seminário é realizado por meio de uma parceria entre a Ufes, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografi a (SBTHH).

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)

Publicado em 20 de Maio de 2016 - 18:29

Texto original: ufes.br