Professora Bernadette Lyra é eleita para a Academia Espírito-Santense de Letras

A Cadeira número 1 da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) agora pertence à escritora e professora aposentada da Ufes Bernadette Lyra. A eleição ocorreu nessa segunda-feira, 15 de fevereiro, e a autora de “A Panelinha de Breu” será a quinta ocupante da cadeira. O seu antecessor foi o ex-professor de Direito da Ufes, escritor e ex-prefeito de Vitória Ferdinand Berredo de Menezes, falecido em 4 de setembro de 2015.

Maria Bernadette Cunha de Lyra foi aluna de graduação do curso de Letras da Ufes, onde também atuou como professora até 1991, quando se aposentou. Ela fez o mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V). É autora de livros e artigos sobre cinema e audiovisual, bem como autora várias vezes premiada de livros de ficção, com publicações no Brasil e no exterior. Dos seus 12 livros já publicados, o mais recente romance é “A Capitoa”.

Sempre em sintonia com a Ufes, participando de debates, seminários e eventos culturais promovidos pela Instituição, Bernadette Lyra, nascida em Conceição da Barra (ES), atualmente mora em São Paulo. A Cadeira número 1 tem como patrono o padre Manuel Pinto Ribeiro e o seu primeiro ocupante foi o historiador Afonso Cláudio de Freitas Rosa. A data da posse da nova imortal ainda não foi definida.

Texto: Leticia Nassar

Edição: Ana Paula Vieira