-A A +A
Centro de Ciências Humanas e Naturais

Pesquisa sobre macacos ganha destaque na imprensa

As pesquisas desenvolvidas há mais de dez anos pelo Projeto Muriqui - ES, coordenado pelo professor do departamento de Ciências Biológicas da Ufes Sérgio Lucena, são referências para estudar os casos de febre amarela que estão acometendo e matando os primatas que vivem em trechos da Mata Atlântica no leste do Espírito Santo e também em Minas Gerais. Isso porque entre os objetivos do projeto estão o monitoramento e estudo para preservação das espécies de macacos nas regiões serranas capixabas.
 
A partir desse conhecimento proporcionado por anos de pesquisas de campo e em laboratório, o professor Sérgio Lucena e membros de sua equipe estão em destaque na mídia local e nacional explicando sobre a ação da doença nos primatas, alertando sobre o risco de extinção de algumas espécies e esclarecendo que o macaco não transmite o vírus da febre amarela. “Ele é um sinalizador que alerta sobre a doença”, ressalta o professor para diferentes meios de comunicação, entre eles os jornais impressos A Tribuna, A Gazeta e Metro; portais G1 e Folha Vitória e ainda em programas de TV, como na edição deste domingo, 29, no Fantástico, da Rede Globo.
 
Em sua página no Facebook, o projeto, que tem o nome de uma das espécies de primatas que estão em extinção, o muriqui, explica o que fazer quando encontrar um macaco morto: não tocar no animal e informar à secretaria de Saúde do município. Dependendo do estado do animal, a equipe do projeto vai ao local para recolhê-lo. Para isso, é preciso ligar para (27) 99630-2837, informar o local onde foi encontrado o macaco e enviar uma fotografia do animal.
 
Para saber mais sobre o Projeto Muriqui, acesse: https://www.facebook.com/ProgramaMuriquiEs/
 
Confira algumas matérias em destaque na imprensa local e nacional:
 
 
 
 
 
 
Matéria original em: ufes.br
 
Texto: Letícia Nassar
 
Edição: Ana Paula Vieira
 
Imagem: TV Globo

 

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910