Pesquisa da Ufes sobre lama do Rio Doce é capa em revista internacional

A participação de um grupo de pesquisadores na Ufes nas expedições na foz do Rio Doce, em parceria com a Marinha do Brasil, alcançou mais um destaque internacional; desta vez com a matéria de capa da edição de junho da Marine Technology Reporter (foto), a revista de maior circulação no mercado de tecnologia marítima.

A reportagem, assinada pelo jornalista Claudio Paschoa, inicia dando ênfase ao fato de toda a tecnologia do navio Vital de Oliveira (H39) já poder ser utilizada, com apenas quatro meses de seu lançamento, no maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, referindo-se ao rompimento da barragem de Mariana, em 5 de novembro de 2015. Na sequência, são listados os investimentos e os tipos de equipamentos disponíveis na embarcação para estudos oceanográficos.

Mas o principal foco do texto é dado aos resultados preliminares divulgados pelos pesquisadores da Ufes em fevereiro deste ano, mostrando a alta concentração de metais na água, o aumento do número de nutrientes e a redução de espécies de algas e micro-organismos.

Trechos de entrevistas dadas pelo professor do Departamento de Oceanografia, Alex Bastos, foram reproduzidos ao longo da matéria; lembrando ainda que a Ufes é a instituição que mais tem dados da região coletados antes da tragédia para serem usados como referência.

As informações completas do primeiro relatório preliminar da equipe de pesquisadores da Universidade embarcados no navio Vital de Oliveira (H39) estão disponíveis no portal Rede Ufes-Rio Doce, inclusive com fotos dos trabalhos e do material coletado na expedição.

Publicado em 4 de Julho de 2016 - 21:11