-A A +A
Centro de Ciências Humanas e Naturais

‘Desastre no Vale do Rio Doce’ apresenta antecedentes e impactos de tragédia

Os professores Cristiana Losekann, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais da Ufes (Organon/Ufes) e Bruno Milanez, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançaram o livro Desastre no Vale do Rio Doce - Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição, que trata do desastre ambiental ​causado pela mineradora Samarco.

A professora explica que o trabalho compila os esforços de um conjunto amplo de grupos de pesquisa no Brasil, que se dedicaram a investigar os múltiplos aspectos do desastre provocado pela mineradora e das ações envolvidas no enfrentamento de seus impactos. Participaram da elaboração da obra 36 pesquisadores de diversas áreas, sendo 14 da Ufes.

“O livro é uma contribuição para entender a natureza exemplar deste evento na operação de grandes projetos de mineração e de suas consequências socioambientais”, afirma Cristiana Losekann.

Documentação

A especialista em Gestão de Risco Ambiental e diretora da organização independente Bowker Associates - Ciência e Pesquisa em Interesse Público, Lindsay Newland Bowker, comentou o livro: ​"Até este trabalho não havia sido feito um real esforço para documentar de forma sistemática as várias dimensões das consequências de longo prazo e das perdas permanentes e não remediáveis de falhas catastróficas de barragens de mineração. A partir desta avaliação mais completa e elaborada com base em múltiplas vozes, surgirão políticas mais alinhadas com a sabedoria coletiva e com valores compartilhados, que buscam preservar e sustentar toda vida".

Desastre no Vale do Rio Doce - Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição ​está sendo​ disponibilizado gratuitamente em pdf ​ (arquivo anexo abaixo)​, ou pode ser comprado no formato epub por R$ 8,00 no site da editora (http://foliodigital.com.br/loja/produto/desastre-no-vale-do-rio-doce-epub/) e nas livrarias Cultura e Amazon.

Saiba quem são os pesquisadores ligados à Ufes que participaram do livro:

Aline Trigueiro - professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Ana Gabriela Camatta Zanotelli - mestranda em Ciências Sociais.

Cristiana Losekann - professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Daniela Zanetti - professora adjunta do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT).

Diego Kern Lopes – mestre em Artes pela Ufes e doutorando em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliana Santos Junqueira Creado – professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Flávia Amboss Merçon Leonardo - professora voluntária da Ufes.

João Paulo Pereira do Amaral - mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Julia Silva de Castro - mestranda em Ciências Sociais.

Laísa Barroso Lima - graduanda em Direito.

Rafaela Silva Dornelas - mestre em Ciências Sociais.

Roberto José Hezer Moreira Vervloet – pesquisador associado ao Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia da USP e ao Organon.

Simone Raquel Batista Ferreira - professora adjunta do Departamento de Geografia.

Thaís Henrique Dias - graduanda em Direito.

Texto: Thereza Marinho

Matéria original disponivel em: ufes.br

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910